Páginas

21 novembro 2009

A ilustre visita de Eliane Caffé




O currículo da cineasta paulista é um forte motivo para não deixar de conferir sua participação na Semana do Audiovisual da UFMA. Eliane Caffé é formada em Psicologia pela PUC de São Paulo. Tem também pós-graduação em Estética e Teoria das Artes em Madri. Começou a fazer cinema nos anos 80, tornando-se rapidamente uma das figuras mais renomados da produção brasileira.

O primeiro curta-metragem foi “O nariz” (1987), uma adaptação da obra de Luiz Fernando Veríssimo. A obra foi premiada no Festival Internacional de Cinema de Oberhausen, Alemanha, como Melhor Curta-Metragem pelo Júri da Cinemateca da Juventude. Em seguida, Caffé dirigiu os curtas “Arabesco” (1990) e “Caligrama” (1995). “Arabesco” chegou a ganhar cinco prêmios no Festival de Gramado e, em Madri, levou o de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular.

Sua estréia na direção de longas-metragens veio em 1998, com “Kenoma”. O filme narra a estória de Lineu, um homem obcecado com a construção de um moto-perpétuo. O elenco conta com nomes como José Dumont e Mateus Nachtergaele, atores que voltaram a trabalhar com Eliane Caffé em “Narradores de Javé” (2003).

O roteiro de “Narradores de Javé” é interessantíssimo. O filme retrata o esforço de Antônio Biá em registrar depoimentos dos habitantes do povoado de Javé, ameaçado pela construção de uma hidrelétrica. O longa ganhou prêmio de Melhor Filme pelo Júri FIPRESCI (Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica), Melhor Roteiro e Melhor Filme no Festival do Filme Independente de Bruxelas, além de ser premiado no Rio, em Recife e na Suiça.

Eliane Caffé conquistou a crítica nacional e internacional com um cinema bastante autoral. Seu mais recente longa-metragem é “O sol do meio dia” (2009). A obra levou recentemente o prêmio de melhor longa brasileiro na 33º Mostra de São Paulo. Em São Luís, a cineasta fará a pré-estreia de “O sol do meio-dia” na abertura da Semana do Audiovisual da UFMA. O próximo projeto de Caffé será rodado em Alcântara, motivo pelo qual a diretora vem ao Maranhão.

Segue a lista de atividades da cineasta na Semana do Audiovisual:

- Pré-estreia do filme “O sol do meio-dia”  
Dia 23/11, às 19h30. No Auditório da Área de Vivência da UFMA. 
- Cine-debate do filme “Kenoma” 
Dia 24/11, às 14h. Na UNIVIMA (Prédio do Cetecma, Praia Grande).
- Palestra-ilustrada 
Dia 24/11, às 18h. No Auditório da Área de Vivência da UFMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário