03 junho 2011

I MOSTRA UNIVERSITÁRIA AUDIOVISUAL

CONFIRA OS VÍDEOS QUE SERÃO EXIBIDOS


Local: Biblioteca Setorial do CCSo (UFMA)
Horário: 14h


Aquarela Periférica – Nayra Albuquerque

Documentário que dá visibilidade aos grafiteiros de São Luís, personagens da cena urbana ainda marcados pelo preconceito.

O Samba dos Bambas – Nayra Albuquerque
é um documentário laboratorial da disciplina de Assessoria de Comunicação, que mostra, através de imagens e depoimentos dos compositores, críticos musicais e pessoas atuantes na cena cultural maranhense, um panorama da elaboração do carnaval de passarela e da composição do samba enredo. Neste documentário é construída uma cadeia de evidência visual sobre a velha e nova escola do samba, sobre os concursos em escolas e toda a problemática envolvida. Isto tudo com um toque de saudosismo e emoção.

Juca Pé de Bode – Paola Botelho
Juca é um cara que adora o carnaval e todo ano tem por hábito se fantasiar de Cruz-diabo (Um personagem tipico do carnaval de rua maranhese) Mas um dia ele tem um encontro que muda a sua vida para sempre.

Mergulho na Comunidade – Paola Botelho
Jovens do Sacavém, bairro popular de São Luís do Maranhão, vivem, partilham e exercem ações distintas na realidade. Os reflexos de suas decisões podem ser percebidas na maneira como eles encaram a vida e no modo que mergulham em sua comunidade.

O Pior da Minha Vida – Marcos Ponts
PJ vive um dia de cão, sua família e seus amigos esquecem o seu aniversário. Inconformado com a situação, PJ faz de tudo para ser lembrado, mas só se mete em confusão!

Vê Se Sente – Verônica Ramos
Olhar intimista sobre o invíduo urbano que a partir de questões existenciais,compreende-se enredado num labirinto de infinitas possibilidades.

Farol Vermelho - “Meio Louco” – Rafael Batista
Videoclipe da música Meio Louco, canção original da banda Farol Vermelho. O clipe contém imagens de shows, gravações e reuniões da banda, retratando a sua trajetória desde o lançamento do single em Junho de 2009 até Dezembro 2010, quando a banda interrompeu sua rotina de shows para se dedicar à gravação do primeiro álbum.

Programa Retratos com Sebastião Jorge – Josie Bastos 
O Programa Retratos tem como objetivo entrevistar personalidades que fizeram e fazem parte da história da Universidade Federal do Maranhão. O programa foi idealizado em 2009 pela Assessoria de Comunicação UFMA. Esta é a apresentação da edição que traz a entrevista com o professor da UFMA, escritor, pesquisador e jornalista, Sebastião Jorge.

Semeando o Saber – Márcio Calvet
O vídeo mostra a rotina do professor Edy Oliveira, aluno do curso de Especialização em Educação do Campo a distância Uema/UemaNet. O professor conta como o curso auxilia nas suas práticas pedagógicas na Casa Familiar Rural localizada num pequeno povoado do município de Itapecuru-Mirim.

Renda-se a essa ideia – Anandjara Barros/ Andre Junior/ Clivia Gomes/ Manoel Junior/ Maria Gonçalves/ Nayran Mendes
Quando a cultura se perde no tempo é preciso remi-la. A Renda de Bilro é uma arte milenar que enriquece nossa terra. Porém, essa obra vem sendo levada ao esquecimento. Podemos resgatar a vida cultural que desenha nossa história usando nossa própria força para vitaminá-la. Leis da Gestalt sutilmente presentes, apresentam vestes num corpo cultural, acadêmico e artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...