27 setembro 2011

Vem aí a SEMANA DO CINEMA RUSSO!


A Semana irá homenagear o diretor russo Andrei Tarkovski, um dos diretores mais importantes de sua época. O evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na UFMA e no Ecci Museum. Haverá palestras e exibições sobre o cinema russo, vida e obra de Tarkovski, além da sua influência em obras contemporâneas. A programação traz suas duas famosas obras Solaris (1972) e O Espelho (1974).

A Semana contará ainda com a presença do cineasta russo Evgeny Itskovich, que irá ministrar as palestras e apresentar seu filme Caçada Selvagem. A participação na Semana do Cinema Russo é aberta ao público e não necessita de inscrições.

Evgeny Itskovich (convidado) – cineasta, pianista e compositor. É natural de Moscou (Rússia), nasceu em 1983. Começou sua trajetória aos 14 anos. Já compôs músicas e roteiros para filmes, além da direção de “Caçada Selvagem”.

Andrei Tarkovski - Cineasta russo (1932-1986), considerado um dos mais importantes diretores de sua época. Sua obra se caracteriza por planos longos e ritmo lento, como em Stalker (1979) e Nostalgia (1982). Termina o último trabalho, O Sacrifício (1986), gravemente doente. Morre em Paris.
Obras: Em 1954 cursa a Escola de Cinema de Moscou e, em 1962, realiza o primeiro longa-metragem, A Infância de Ivan, que lhe rende o Leão de Ouro do Festival de Veneza. Enfrenta problemas com as autoridades soviéticas com Andrei Rublev (1966). Considerada antinacionalista, a fita apresenta um retrato dessacralizado da Rússia medieval, chocando as autoridades russas. A censura política proíbe sua exibição no exterior por cinco anos. Quando liberado, é aclamado como o produto cinematográfico soviético mais importante da época. A ficção científica Solaris (1972) ganha prêmio especial do júri em Cannes. Por causa das dificuldades com o regime soviético, muda-se para a Itália no início dos anos 80.

O QUE? Semana do Cinema Russo
QUANDO? 28 a 30 de setembro
ONDE? Anfiteatro de Comunicação (CCSO – UFMA) e Ecci Museum (Praia Grande, ao lado da Escola de Música)
QUANTO? Entrada franca
INFORMAÇÕES: 8812-3922

PROGRAMAÇÃO

DIA
HORÁRIO
LOCAL
PROGRAMAÇÃO
28/09
Quarta-Feira
17h30
Anfiteatro de Comunicação
CCSO – UFMA
Palestra: Cinema Russo e Tarkovski
-
Exibição: Solaris (1972)
29/09
Quinta-feira
17h30
Auditório
Ecci Museum
Palestra: Tarkovski: vida e obra
-
Exibição: O Espelho (1974)
30/09
Sexta-feira
17h30
Auditório
Ecci Museum
Palestra: Novo Cinema Russo: contextualizando Tarkovski
-
Exibição: Caçada Selvagem


Sinopses

Solaris (Solyaris, 1972, Drama/ Ficção Científica) – Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin - conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes - é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma. Duração: 165 mim.

O Espelho (Zerkalo, 1975, drama) - Um homem em seus últimos dias de vida re- lembra o passado. Entre as memórias pessoais da in- fância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mun- dial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia numa mistura de flash- backs, tomadas históricas e poesia original. O mais autobiográfico trabalho do diretor Andrei Tarkovsky, onde o garoto Alexéi passa pelos mesmos problemas que o diretor passou. É um estudo da vida espiritual do homem contemporâneo, suas buscas e resoluções. Duração: 102 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...